O príncipe Charles e Camilla, duquesa da Cornuália, chegam nesta quarta-feira (11) ao Brasil, onde ficam até o próximo domingo (15). Sustentabilidade e proteção ambiental são os temas prioritários na agenda dos representantes do Reino Unido no país, onde visitarão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Santarém (PA).
Na manhã de sábado (14), a comitiva desembarca em Santarém, Baixo Amazonas, onde visitará a comunidade do Maguari, conhecerá o trabalho da ONG Barco Alegria e Saúde e, ao final da tarde, se reunirá com a governadora Ana Júlia Carepa.
Entre os assuntos tratados com a governadora estarão os projetos ambientais desenvolvidos no Estado, como o Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, o maior programa de restauração florestal do mundo.
O príncipe de Gales mostrou especial interesse nas políticas desenvolvidas pelo governo do Estado no encontro que ocorreu em Londres (Inglaterra), em abril do ano passado, quando governadores de Estados da região amazônica, parlamentares, lideranças sociais, representantes da classe empresarial e científica do Brasil reuniram-se para um amplo debate sobre a sustentabilidade na Amazônia.
Na ocasião, foi anunciado que a comunidade britânica estaria disposta a colaborar com cerca de 10 bilhões de libras esterlinas (mais de R$ 50 bilhões) para remunerar os serviços ambientais prestados pelas florestas. Deste valor, os brasileiros poderão captar algo em torno de 5 bilhões de libras para a Amazônia (R$ 25 bilhões).
Qualidade de vida - O objetivo do príncipe Charles é promover a aproximação entre representantes das regiões detentoras de florestas nativas e os demais países, no sentido de remunerar os serviços ambientais prestados ao planeta e discutir formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em áreas florestais.
Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário