Hospital Regional do Tapajós em Itaituba Foto: Gilson vasconcelos/GV Notícias |
A estrutura do prédio principal, de seis andares, já está pronta e se destaca na paisagem, chamando a atenção dos moradores do município de Itaituba, no oeste do Estado, para o avanço nas obras de construção do novo Hospital Regional do Tapajós, que terá 160 novos leitos, sendo 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica. A obra é mais um passo importante na política de regionalização do atendimento em saúde que vem sendo desenvolvida pelo governo Jatene desde o seu primeiro mandato, quando teve início o projeto de construção dos hospitais regionais.
Orçado em R$ 121 milhões, o Hospital Regional do Tapajós tem aproximadamente 28 mil metros quadrados de área construída. No canteiro de obras o movimento é intenso. Após a conclusão da estrutura, cerca de 80 operários se concentram agora nos serviços de alvenaria e instalações elétricas e hidráulicas. “Nós já estamos com cerca de 40% da obra executada. O projeto inclui ainda a construção de prédios térreos, anexos à torre principal, onde vão funcionar a estação de tratamento de esgoto, lavanderia, subestação interna de geração de energia, reservatório de óleo e cisterna”, explica o engenheiro Paulo Henrique da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, responsável pela obra.
No novo hospital serão oferecidos diversos serviços e especialidades em alta e média complexidade, como clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e traumato-ortopedia. Além disso, o prédio abrigará um completo centro de diagnóstico por imagem, com aparelhos de raios-X, ultrassom e outros. O Regional do Tapajós também vai dispor de seis salas de cirurgia, além de 22 máquinas para hemodiálise. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2017.
A meta do governo Jatene é ampliar a rede pública de saúde no Estado e melhorar o atendimento à população que vive no interior. Por isso, o governo também investe na construção do Hospital Regional de Castanhal, na conclusão do Abelardo Santos, em Icoaraci, na reforma e ampliação do Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba, e na conclusão do Hospital Materno-Infantil, em Barcarena.
Hospital Regional do Tapajós em Itaituba Foto: Gilson vasconcelos/GV Notícias |
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário