Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Jatene receberá faixa de cidadão 'comum' durante posse

Uma mudança no cerimonial de posse do governador Simão Jatene, marcada para o dia 1º de janeiro, permitirá que um cidadão 'comum' coloque a faixa governamental em seu maior representante no Estado. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo cerimonial do governo, que já definiu e divulgou o roteiro da solenidade de posse.
Simão Jatene será reempossado no cargo de governador do Estado do Pará para os próximos quatro anos, junto com o vice-governador eleito, Zequinha Marinho, que pela primeira vez assumirá um cargo no Executivo estadual. A solenidade iniciará as 8 h, com a celebração de missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Belém, pelo arcebispo de Belém, d. Alberto Taveira, e concelebrada pelos padres Ronaldo Menezes e José Gonçalo. O governador e o vice-governador serão conduzidos até a Catedral pela Guarda Montada.

Após a celebração religiosa será iniciada a Solenidade Oficial de Posse, na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O evento  é organizado pelo Cerimonial do Legislativo, com acesso restrito aos deputados estaduais, familiares dos empossados e cerca de mil convidados de todo o país, além de profissionais da imprensa credenciados.
Simão Jatene e Zequinha Marinho serão conduzidos por líderes dos partidos até a mesa presidencial, formada pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, pelo prefeito municipal de Belém, Zenaldo Coutinho, e por representantes do Senado, Câmara dos Deputados, Tribunal de Justiça Eleitoral e Ministério Público, para a leitura do juramento e o ato de assinatura de posse.
Ao sair do prédio da Alepa, o governador passará em revista a tropa da Polícia Militar, depois seguirá com o vice-governador para o palanque montado em frente ao Palácio Lauro Sodré. Antes da aposição da faixa governamental haverá mais um momento religioso. O pastor Gilberto Marques, presidente da Comieadepa (Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará), e o padre Ronaldo Menezes, pároco da Igreja de São Geraldo Magela, abençoarão os presentes. Depois, o governador receberá a faixa governamental.
A simbologia do uso da faixa é responsabilidade, compromisso e honra, além da troca de poder. Como se trata de uma reeleição, o ato é mantido como renovação dos compromissos firmados pelo governador com o Estado.
A programação será encerrada com um pronunciamento de Simão Jatene, que iniciará seu terceiro mandato como governador do Estado do Pará, e receberá os cumprimentos protocolares.
O trânsito no entorno do local da cerimônia será interrompido pelos órgãos de gerenciamento de trânsito. A segurança ficará a cargo das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, com apoio de ambulâncias do Samu. Na tarde do dia 1º de janeiro acontecerá, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a cerimônia de posse do novo secretariado estadual.
No início da noite desta terça-feira (30) o cerimonial do Governo do Estado realizará um ensaio geral da solenidade de posse.

Fonte: ORMNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário