Escolhido na sexta-feira, 6, para ser o vice na chapa do filho do chefe da quadrilha que assaltou os cofres da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), Helder Barbalho (PMDB), o deputado federal Joaquim Lira Maia, presidente regional do DEM, detém um recorde: é o parlamentar brasileiro com mais investigações tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nenhum parlamentar possui mais investigações contra si no Supremo do que Lira Maia. Correm contra ele 14 processos: dez inquéritos (investigações preliminares) e quatro ações penais (processos que podem resultar na condenação). O deputado paraense é acusado em sete procedimentos de ter cometido o chamado crime de responsabilidade, infrações administrativas atreladas ao exercício da função pública. A condenação, nesses casos, pode implicar a perda do mandato.
O deputado também é suspeito de peculato (desvio de recursos públicos), crimes contra a Lei de Licitações, contra a organização do trabalho e praticados por funcionários públicos em geral, além de emprego irregular de verbas públicas. As denúncias dizem respeito ao período em que Lira Maia foi prefeito de Santarém (PA), município localizado a 800 quilômetros de Belém, no oeste do Pará.
Fonte: ORMNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário