Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Vacinas HPV se estende para escola públicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba através do setor de imunização está realizando desde segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o HPV. A vacinação está sendo realizada nos postos de saúde e agora também nas escolas públicas para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. O slogan da campanha é “Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção”.

 Nesta quinta-feira (13), adolescentes da Escola Joaquim Caetano Correa estão sendo vacinadas, e de acordo com o calendário da SEMSA, amanhã (14) será a vez da Escola Barão do Rio Branco; segunda-feira (17) Escola Magalhães Barata e terça-feira (18) Escola São Francisco. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será ministrada cinco anos após a primeira dose.
 O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. Tanto no ambiente escolar como nos postos de saúde, a vacina será aplicada por profissionais de saúde.
Na vacinação nos postos de saúde, é importante que a adolescente apresente a caderneta de vacinação. Para assegurar a aplicação das três doses, o serviço de saúde vai registrar cada adolescente imunizada, monitorar a cobertura vacinal.
 Conforme o Ministério da Saúde em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas que completam nove anos.  A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
(Ascom-PMI c/ informações MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário