Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Portal da Integração estimulará compras locais na Amazônia

fieto01
Integrar os estados da Amazônia Legal e aumentar o volume de negócios na região. Este é o objetivo do Capitalize, Portal da Integração Econômica, e que foi apresentado pelo presidente da FIEPA, José Conrado Santos, na última reunião da Ação Pró-Amazônia, realizada na última terça-feira, 01, em Palmas, no Tocantins. No último ano, por exemplo, do total de negócios gerados pelos estados amazônicos, 62% foram comercializados com outras regiões. A ideia é que os estados construam uma rede de fornecedores locais, o que deverá contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional.

Conrado - que também é o coordenador da Ação Pró-Amazônia, grupo vinculado a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que congrega as federações dos nove estados da Amazônia Legal – enfatizou a importância de investir num projeto de integração regional e destacou a parceria da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da própria Ação Pró-Amazônia para a realização do projeto. “Este é um projeto que não está vendo o lado apenas de um estado específico, pelo contrário. Ele agrupa o anseio desenvolvimentista de toda uma região. Tanto as federações de indústrias, bem como a Sudam e Ação Pró-Amazônia trabalham para alcançar este objetivo. Proporcionar o desenvolvimento regional amazônico”, ressaltou.
fieto02
Presente na reunião em que foi apresentado o projeto, o presidente da CNI, Robson Andrade, elogiou a iniciativa da Ação Pró-Amazônia em buscar soluções para o desenvolvimento da região e ofereceu apoio irrestrito ao projeto. “Construir um portal de integração econômica da Amazônia é uma ideia genial e, ao mesmo tempo, um desafio muito grande no que se refere a difusão da importância das compras locais, garantindo o desenvolvimento regional”, afirmou Robson.
Todos os nove presidentes das Federações de Indústrias que compõem a Ação Pró-Amazônia reforçaram apoio ao projeto e caracterizaram o Portal de Integração como um marco divisor no desenvolvimento da Amazônia Legal.
O Capitalize seguirá a mesma metodologia da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará (Redes), o programa da FIEPA que, nos últimos anos, conseguiu elevar de 19% para 51% as compras locais dos grandes projetos.
A expectativa é que já no início de 2014 o Portal da Integração já esteja operando, apresentando a lista de fornecedores dos mais variados segmentos que atuam em todos os nove estados da região.

Fonte: Fiepa


Nenhum comentário:

Postar um comentário