MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a
 motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a 
disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo 
para a ação" ou "motivos para agir".
Você precisa de motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz 
"segurar a barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá 
errado. Porém... isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir motivação?
A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para 
trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na 
motivação, mas não nos dá-la de presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz.
 Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo", que pode 
se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por 
isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para
 viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso 
profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro
 amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de 
disposição para o estudo e o trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a 
menor delas. Paz, saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser 
benquisto e admirado, tudo isto são formas de riqueza, que podem ser 
escolhidas por você e servirem como estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma 
escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar 
dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar
 muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter 
mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado 
tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais
 tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso 
serviu para resolver problemas. Um deles, o Professor Carlos André 
Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser Auditor da Receita, pois 
morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O concurso serviu 
para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma amiga 
para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão
 do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para 
montar seu consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de 
ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. 
São bons motivos.
Motivação é tarefa de todos os dias!
Entenda que todo projeto de longo prazo terá momentos de grande 
ânimo, momentos normais e momentos de desânimo, e vontade de desistir. 
Sabendo disso de antemão, procure se preparar para os dias de baixa: 
eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles.
A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e
 deve lembrar dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, 
persistir.A motivação deve ser redobrada nos momentos de crise, de 
desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo. Algumas vezes, você vai
 "surtar", ter uma crise e parar um tempo. Tudo bem, tenha a crise, faça
 o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido possível. De 
preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do 
contraqueche (hollerith) de um amigo que já tinha sido aprovado. Quando 
eu começava a querer parar de estudar antes da hora, olhava o 
contracheque que eu queria para mim e conseguia continuar estudando mais
 um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de uma casa, uma 
nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus 
sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica importante: esteja perto de pessoas com alto astral, 
animadas, otimistas, e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito
 contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos, que 
vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com 
as quais você estará em contato e sintonizado. O canarinho aprende a 
cantar, ouvindo outro canário. E canários juntos cantam melhor. Esteja 
perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou prazer. O ser humano age basicamente por 
duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando 
alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo 
evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do 
paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação,
 fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber, 
acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o 
mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece 
que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um 
objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso 
público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é 
bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar 
dor).
2ª Dica: A eterna competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se pegou estudando sem a menor concentração pensando 
nos momentos de lazer, e todo mundo já deixou de aproveitar as horas de 
descanso por causa de um sentimento de culpa, remorso mesmo, porque 
deveria estar estudando.
Esta inversão de fazer uma coisa e pensar em outra causa 
desconcentração, stress e perda de rendimento no estudo ou trabalho. 
Além da perda de prazer nas horas de descanso.
Em diversas pesquisas que realizei durante palestras e seminários 
pelo país, contatei que os três problemas mais comuns de quem quer 
vencer na vida são estes:
- medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
 - falta de tempo e
 - a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema, namoro, etc.
 
E então, você já teve estes problemas?
Todo mundo sabe que para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é 
preciso muito conhecimento, estudo e dedicação, mas como conciliar o 
tempo com as preciosas horas de lazer ou descanso?
Este e outros problemas atormentavam-me quando eu era estudante de 
Direito e depois quando passei a preparação para concursos públicos. Não
 é à toa que fui reprovado em 5 concursos diferentes!
Outros problemas? Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que 
pagam salários de até R$ 12.000,00/mês, com status e estabilidade, 
gerando enorme concorrência), problemas de cobrança dos familiares, 
memória, concentração etc.
Contudo, depois de aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em 
outros 7 concursos, entre os quais os de Juiz de Direito, Defensor 
Público e Delegado de Polícia. Isso prova que passar em concurso não é 
impossível e que quem é reprovado pode "dar a volta por cima".
Dá para, com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, 
conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, 
diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada às 
técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem
 da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevistas, 
etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral desprezados por 
quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego:
1º) Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas específicas sobre como fazer provas e entrevistas, 
abordando dicas e macetes que a experiência fornece mas que podem ser 
aprendidos.
O conjunto destas técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos, pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos 
anotar aqui alguns cuidados e providências que irão aumentar seu 
desempenho.Para melhorar a "briga" entre estudo e lazer , sugiro que 
você aprenda a administrar seu tempo. Para isto, como já disse, basta um
 pouco de disciplina e organização.
O primeiro passo é fazer o tradicional quadro horário, colocando nele
 todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma 
"prisão", este procedimento facilitará as coisas para você. Pra começar,
 porque vai levá-lo a escolher as coisas que quer dar mais tempo e a 
estabelecer suas prioridades. Experimente. Em pouco tempo você vai ver 
que isto funciona.Também é recomendável que você separe tempo suficiente
 para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou 
namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por incrível 
que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final
 no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher 
quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar
 em uma enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar 
"mensagens" sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu 
tempo definido. Isto aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e
 o prazer e relaxamento das horas de lazer.
Aprender a separar o tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em tudo.
3ª DICA: Dez dicas importantes para fazer uma prova (concurso público)
A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. 
Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. 
Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria 
respiração.
Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante. 
Procure manter-se em estado alfa, ou seja, combine calma e atenção.
Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, 
visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é 
jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a 
oportunidade de jogar pra valer, de ir para o campeonato.
Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se 
disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz
 e satisfeito. Um dos motivos pelos quais eu sempre rendi bem em provas é
 porque considero fazer provas algo agradável. Imagine só, às vezes a 
gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um excelente cargo!
 Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima 
vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo positivo, como
 uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde podemos 
render bem.
Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O 
objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já 
que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é 
mostrar que é o bom, o melhor, o "sabe-tudo". O objetivo é acertar as 
questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o 
mínimo para passar.
Só isso.
A simplicidade e a objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas
 com o equilíbrio emocional e o controle do tempo. Para passar lembre-se
 que você precisa responder aquilo que foi perguntado. Leia com atenção 
as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão.
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Em provas 
dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Por mais 
simples que seja a questão, responda-a fundamentadamente. No início e no
 final seja objetivo; no desenvolvimento (no miolo), procure demonstrar 
seus conhecimentos. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre
 o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se perder, defina 
rapidamente conceitos e classificações. Se souber, dê exemplos. Aja com 
segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou 
exemplo, evite-o. "Florear" a resposta sem ter certeza do que está 
escrevendo não vale a pena. Isso só compensa se tratar-se do ponto 
central da pergunta, do cerne da questão. Nesse caso, se o erro não for 
descontado dos acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor.
Utilize linguagem técnica. A linguagem de prova é formal, de modo que
 não se deixe enganar pela coloquial. Substitua termos, se preciso. Ex.:
 "Eu acho", "Eu entendo", "Entendo que".
Correção lingüística. Tão ruim quanto uma letra ilegível ou uma voz 
inaudível é a letra bonita ou a voz tonitruante com erros de português. O
 estudo da língua nunca é desperdício e deve ser valorizado. Além disso,
 a leitura constante aumenta a correção da exposição escrita ou falada.
Evitar vaidades ou "invenções". Muitos querem responder o que 
preferem, do jeito que preferem. Em provas e concursos temos que atentar
 para a simplicidade e para o modo de entender dominante e/ou do 
examinador. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la 
para a ocasião própria, que certamente não é a do concurso.
Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais 
inteligente que o examinador ou criticá-lo. Não se considere infalível, 
sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente 
simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
"Teoria do consumidor". Além desses cuidados, temos que ter um extra 
com alguns examinadores. Lembre-se que todo professor, quando aplica uma
 prova é, na prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores 
aceita que o candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo,
 alguns mestres e bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será 
exigido do candidato uma dose de fluidez, docilidade, suavidade e 
brandura.
Junte-se a isso o ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o 
importante é satisfazer o cliente, o cliente tem sempre razão, o 
atendimento é tão importante quanto o produto.
Esta técnica ensina que o candidato deve ser prudente e pragmático.
Pragmatismo, anote-se, é a "doutrina segundo a qual a verdade de uma 
proposição consiste no fato de que ela seja útil, tenha alguma espécie 
de êxito ou de satisfação".
O candidato precisa ter fluidez e maleabilidade suficientes para moldar-se à eventual inflexibilidade do examinador.
Se o seu professor só considera correta uma posição, devemos ter 
cuidado ao responder pois a prova não é a ocasião mais adequada para um 
enfrentamento de idéias, até porque ele é quem dá a nota, havendo uma 
grande desigualdade de forças. Existem os momentos adequados para firmar
 nossas opiniões e pontos de vista e isso é absolutamente indispensável,
 desde que na hora certa.
Letra legível, palavras audíveis. Se o examinador não consegue 
decifrar sua caligrafia nem ouvir sua voz, isso irá prejudicar a quem? 
Quem tem o maior interesse em ser lido, ouvido e entendido? Será que 
todos os examinadores, profissionais ocupados e atarefados, diante de 
centenas ou de milhares de provas para corrigir, terão tempo e 
compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora da prova faça letra 
bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa alta), a fim 
de que ela fique legível. Treine sua oratória para saber falar 
razoavelmente.
4ª DICA: Fazendo Provas
A realização de provas exige cuidados específicos para cada momento, 
que serão objeto de nossa atenção a partir de agora. Cada fase da 
preparação ou da prova tem suas técnicas. Não se assuste, achando que 
são muitas: como a técnica ajuda, quanto mais técnicas melhor.
A técnica da prática: aprenda a fazer, fazendo.
Aconselho o leitor a treinar o mais que puder a realização de provas.
 A experiência constitui um excelente trunfo na hora de um campeonato ou
 de um concurso.
Estes anos correndo o país me mostraram que pouca gente treina fazer 
provas. E esta é a grande dica: faça provas. Os cursos que mais aprovam 
são os que levam seus alunos a treinarem fazer provas, os candidatos que
 passam são os que treinaram fazer provas.
Para fazer provas, existem duas maneiras: simulados e provas reais. O
 ideal é que o candidato faça as duas, ou seja, que treine fazer provas e
 questões e que se inscreva em concursos para a área que deseja.Para os 
simulados, recomendo a você resolver questões e provas da matéria que 
estudou, como forma de fixar o conteúdo, periodicamente, fazer um 
concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o uso apenas do 
material permitido e, claro, utilizando provas de concursos anteriores. 
Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais comuns 
nos cursos preparatórios.
Falemos mais um pouco sobre este importante item.
VÁ FAZER AS PROVAS. Há pessoas que deixam de fazer uma prova por não 
se considerarem "preparadas" e deixam de adquirir experiência e até 
mesmo, algumas vezes, ser aprovadas. Mesmo que ainda esteja começando a 
se preparar, vá fazer as provas. Se for para alguém dizer que você ainda
 precisa estudar mais um pouco antes da aprovação, deixe que a banca 
examinadora o faça. Quem sabe o dia da prova não é o seu dia? Asseguro 
que, pelo menos, você irá adquirir experiência, ver como está o seu 
nível, como é estar "no meio do jogo" etc. Ao chegar em casa, procure 
nos livros as respostas: a fixação daquilo que você pesquisar nessa 
ocasião é sempre muito alta. Analise o gabarito e, se for possível, 
participe da vista de prova. Se o resultado for abaixo de sua 
expectativa, não desanime: apenas continue estudando e agregando 
conhecimentos. A coisa funciona assim mesmo: a gente normalmente 
"apanha" um pouco antes de começar a "bater".
TREINE EM CASA. Mesmo que você não tenha como fazer as provas, é 
possível adquirir boa parte dessa experiência em casa, treinando. Reúna 
provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de
 testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo Edital, o
 número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente 
simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá 
encontrar no dia do concurso. Aproveite esses "simulados" para aprender a
 administrar o tempo de prova. Se os cursos preparatórios oferecerem 
provões ou simulados, participe.
TREINOS ESPECIAIS. Depois de algum treino, passe a ficar resolvendo 
mais questões por um tempo um pouco maior (p. ex., uma hora a mais) do 
que o que terá disponível no dia da prova, o que serve para aumentar sua
 resistência.
Outro exercício é resolver questões em um tempo menor, aumentando a 
pressão. Por exemplo, se a prova terá 4 horas para 50 questões de 
múltipla escolha, experimente tentar responder esse número de questões 
em 3 horas ou 3 horas e meia. Em seguida, responda a outras questões até
 completar o tempo de 4 horas. Se você está acostumado a resolver 
questões com uma pressão maior do tempo e com uma longa duração (5 ou 6 
horas, por exemplo), ficará mais à vontade em provas em condições menos 
severas. Contudo, à medida em que a data do concurso for se aproximando,
 passe a realizar mais provas simuladas em condições absolutamente 
iguais às que você irá enfrentar.
5ª DICA: Mudança de paradigma
Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, 
aprenda a mudar esse paradigma. Você também precisa ver a prova com os 
olhos do examinador. Se um médico, um engenheiro, um advogado e um 
político virem uma ponte ruir e pessoas se ferirem, é possível que haja 
quatro modos de avaliar o fato: um pensará em socorro médico, outro em 
qual foi a falha na construção, outro em ações de indenização, e o 
último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
Enquanto você não aprender a ver a prova não como quem quer acertar 
(o aluno) mas como quem quer ver se está certo (o examinador), as suas 
provas terão menos qualidade.
Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para a 
correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a
 ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando 
reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a 
postura e respostas do colega como se você fosse da banca.
Humildade intelectual
Nunca despreze uma idéia nova ou uma opinião sem meditar e refletir.
Nunca despreze uma idéia por causa de sua fonte, por exemplo, por ser
 de alguém que você não gosta, ou que é pobre, ou que é de outra raça, 
ou de outra religião, ou de outro estado, ou de outro sexo, ou de outra 
qualquer coisa. Avalie as idéias pelo seu valor e não pela sua origem ou
 roupagem.
Além disso, é preciso conhecer o que há, o que já existe, nem que 
seja para sustentar uma tese inteiramente nova. Caso contrário, pode 
ocorrer aquela história onde um ateu foi para o Clube dos Herejes e, na 
portaria, perguntaram-lhe se havia lido a Bíblia, o Talmude, etc. O ateu
 disse que não leu nada porque era ateu, e o mandaram para o Clube dos 
Ignorantes.
Resumos e cores
Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações 
em árvore, mencionados no item abaixo. Organize-se para periodicamente, 
ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa 
ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando
 o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez 
em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma "passada" por eles.
 Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu 
aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois 
estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos 
gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por 
exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais "quentes" para 
cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim 
por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de 
ícone.
SQ3R
Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos
 quais se identificou aquele que seria o melhor método de estudo: o 
SQ3R. Este eficiente método pode ser utilizado isoladamente ou em 
combinação com outros, sendo referido por praticamente todos os livros 
que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinâmica, 
memorização, etc.).
Nesse sistema nós reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo, 
mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R, 
aparentemente estará havendo "perda" de tempo. Mas isso é só aparência. 
Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixação é tão superior
 que compensa com sobras o esforço de aprender esta nova dinâmica de 
leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema quando 
achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível.
As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade 
mental e dar uma noção do que se busca, servem para "abrir" o cérebro e 
"arar" a terra onde serão lançadas as novas informações.
As três fases seguintes (3R), que correspondem a três formas 
diferentes de se ler, correspondem a três momentos de fixação cerebral, 
um complementar do outro.
O conjunto facilita o estabelecimento mental de relações e 
associações, a apreensão, a memorização e a "etiquetação mental". Em 
resumo:
1º - Defina o que você está procurando ou quer aprender.
2º- Formule perguntas e questões.
3º - Leia o texto rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a 
termos isolados, lendo os títulos e subtítulos, reparando as figuras, as
 notas, os termos em negrito. Essa leitura é um "vôo geral" sobre o que 
será lido em seguida.
4º - Leia tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante.
5º - Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se 
respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor
 fixação.
Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que 
se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante 
dúvidas. Isso "abre as portas" para a matéria que virá em seguida.I4.3, 
acima.
Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, detalhes 
importantes que sejam rapidamente captados, veja "qual é o lance". Essa 
primeira leitura é rápida, "descompromissada", sem a preocupação com a 
compreensão total. É um vôo sobre uma floresta antes de descer para 
caminhar por ela.
Na segunda leitura faça uma análise melhor, a leitura tradicional, 
comece a tirar suas conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, 
sublinhar, etc. Esta leitura é o passeio a pé pela floresta. Como 
sublinhar,C19, I5, p. 475.
Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você
 utilizará e melhorará eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura.
 Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer uma explanação 
sobre o tema. Essa leitura é aquela onde se anota o que ficou de mais 
emocionante ou importante da visita à floresta, é aquela onde você, 
novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta 
cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc.
Após terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente 
preparado e veja se já pode respondê-lo. O que você responder é o que já
 foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que não 
tiver respondido, o que servirá como excelente forma de aprender e fixar
 a matéria.
6ª DICA: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO
INDIVIDUALIZAÇÃO E QUALIDADE
O tempo de estudo não é uma parte isolada de nossa vida, mas uma parcela do tempo em interação com as demais atividades.
Para se ter um bom horário de estudo é preciso harmonização, pois 
ninguém pode apenas estudar. É preciso cuidar da administração do tempo,
 que envolve vários fatores, entre os quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possível e para se adaptar às circunstâncias.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas
 atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa 
angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da 
administração do tempo.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades,
 algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia,
 em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
Em Efésios 5:16 fala em agir "remindo o tempo, porque os dias são 
maus", sendo que uma tradução mais recente utiliza os termos "usando bem
 cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, 
adquirir de novo. Essa preocupação com o tempo excede em muito a 
preocupação com a data da prova. Ela se liga à fugacidade da vida, ao 
seu caráter transitório e efêmero.
Isso foi retratado por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que é a 
vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e
 logo se dissipa" ao passo que o Salmista disse que "tudo passa 
rapidamente, e nós voamos" (Salmo 90:10).
Se administrar o tempo é algo assim tão valioso, é óbvio que administrar o nosso tempo de estudo
 também o é. Seja porque o estudo ajuda a vencer em nossa curta vida, 
seja porque nosso tempo é limitado e, portanto, devemos saber dividi-lo 
harmoniosamente.
Procurando o ideal. A idéia normal de quem está estudando é a 
de saber qual o número ideal de horas de estudo para se alcançar 
sucesso. É por essa razão que uma das perguntas que mais ouço é:
"Quantas horas você estudava por dia?"
Já ocorreu de um aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, já que não era tão inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria no concurso. Obviamente, disse a ele
 1) que não existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa 
usar ou não a inteligência que todos temos e 2) que o importante não era
 quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar.
Embora equivocado quanto ao método, repare que esse aluno tinha um 
objetivo e estava "matutando", pensando em como chegar lá. Isso é 
positivo. O fato de estar equivocado foi resolvido, pois, além de ele 
estar procurando soluções, ele fez perguntas. E só quem pergunta (ao 
professor ou aos livros) pode obter respostas.
O importante é o seu horário. Perguntar quantas horas outra 
pessoa estudava não tem utilidade porque ninguém tem sua vida igual à de
 outrem: uns trabalham, outros não; uns vão à igreja, outros não; uns 
são solteiros, outros casados, outros mais ou menos; uns têm filhos, 
outros não. O que adianta saber é quantas horas você estuda, ou, mais, 
quantas pode estudar por dia ou por semana.
Além do mais, o certo é perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas você pode aproveitar para estudar. O número ideal de horas para se estudar é: o maior número de horas que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse é o número.
Quantidade x Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa 
mais a qualidade do que a quantidade. Há quem estude doze horas por dia e
 seu resultado prático seja inferior ao de outro que estuda apenas uma 
hora por dia. Por quê? Por causa de inúmeros fatores, como a 
concentração, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo assim, os 
estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas horas" ele ou o
 colega estuda por dia, e quase não se vê a preocupação com o "como" se 
estuda.
Quem se preocupa apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do 
desperdício de tempo de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como 
ensinou Deming (obra citada), "a produtividade aumenta à medida que a 
qualidade melhora", pois há menos retrabalho (fazer de novo o que foi 
mal feito), pois há menos desperdício.
Quantidade x Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a 
qualidade seja o mais importante, é óbvio que você precisa dedicar uma 
quantidade de tempo para estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, não 
estude apenas "uma com qualidade" e desperdice a outra: estude as duas 
com qualidade. Se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas 
sem qualidade, João estudou mais. Porém, se João estuda uma hora com 
qualidade e José duas horas com qualidade, José estudou mais.
Uma das vantagens de estudar para um concurso é que até passar você 
sacrifica uma considerável parte do seu tempo, mas após sua aprovação 
pode refazer seu horário do jeito que preferir. Pode até voltar a fazer o
 que fazia, só que com sua vida profissional resolvida, já curtindo o 
seu sucesso e, é claro, com mais status e dinheiro no bolso.
Uma hora de estudo com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo 
sem qualidade. Contudo, cinco horas de estudo com qualidade valem mais 
do que 1 hora de estudo com qualidade. Assim, você deve reservar o maior
 tempo possível para estudo, apenas com o cuidado de separar tempo para 
descansar, relaxar, etc.
O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser 
expresso pelo que se lê em II Coríntios 9:6: "Aquele que semeia pouco, 
pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância 
também ceifará.
7ª DICA: COMO FUNCIONA UM PROJETO DE ESTUDO
O primeiro passo que devemos dar é assumir o controle de nossa vida e planejar qual será o caminho a ser trilhado. A preparação
 para uma prova, exame ou concurso é uma atividade séria demais para ser
 feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as 
ondas do mar. É aconselhável que se tenha um projeto e que, para 
realizá-lo, se organize um sistema eficiente de estudo.
Estudar não é uma atividade isolada: o estudo produtivo e 
otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo 
nada mais é do que montar um sistema de estudo.
Sistema é disposição de partes em uma estrutura organizada. É,
 pois, uma reunião coordenada e lógica de diversos elementos. O sistema 
de estudo será o emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados 
para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação 
ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, 
deslocamento, etc., de modo a propiciar um rendimento ótimo nos estudos.
Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto é, capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom resultado.
Não adianta, como muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida, 
lazer, descanso e ficar quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo 
e, em pouco tempo, parar tudo por causa de estresse, depressão ou coisa 
semelhante. Um sistema organizado e razoável permite um esforço dosado e
 contínuo.
QUALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
COMPROMISSO
(Persistência, Constância de propósito)
Ao contrário do mero interesse por alguma coisa, significa querer com
 constância. David McNally diz que "compromisso é a disposição de fazer o
 necessário para conseguir o que você deseja". O mesmo autor cita, 
ainda, a explicação de Kenneth Blanchard: "Há uma diferença entre 
interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma 
coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com 
alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados." É o compromisso
 que nos vai fazer sacrificar temporariamente o que for necessário para 
estudarmos e perseverar até chegar aonde queremos. Compromisso também 
pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade, constância de 
propósito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, só conseguiu transformar em
 realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de nº 
10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que 
havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Há quem ainda distinga compromisso e comprometimento, que seria um 
grau ainda maior de interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar 
em tal dia, tenho um compromisso, ao passo que se estou querendo ir, 
estou comprometido com isso.
Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.
Sobre persistência em obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo,
 etc.), se houver interesse, veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de 
se executar, reflita sobre Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes, 
fazei-o de todo o coração (...)".
AUTODISCIPLINA (domínio próprio)
Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a 
diferença entre um bom atleta e um atleta medíocre (mediano) é que este 
pára diante das primeiras dificuldades ao passo que aquele, quando está 
cansado, dá mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta.
 Assim, aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto. Não foi qualquer um
 que ensinou isso, foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os 
tempos. Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensável para um 
atleta e para se alcançar um sonho: autodisciplina. Ele também ensina 
que é preciso ter-se humildade, não achar que se é o melhor, pois, 
sempre temos algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a capacidade de a pessoa se submeter a regras, 
opções e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de 
dificuldades. Como se vê, autodisciplina significa que vamos 
submeter-nos a uma coisa ao invés de outra. Ninguém é completamente 
livre: somos sempre escravos da disciplina ou da indisciplina. A 
disciplina permite escolhas mais inteligentes e é melhor para efeito de 
passar em provas e concursos.
É a autodisciplina que nos dará poder para renunciar, ainda que 
temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por 
prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por 
uma disciplina auto-imposta são escravos ainda maiores da própria 
desorganização, preguiça ou falta de vontade. Nesse sentido, vendo-se as
 vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer que o poeta 
Renato Russo estava certo quando cantava, na música "Há Tempos" que 
"disciplina é liberdade".
Além de autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose
 dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matéria e 
grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de 
qualidade ganhe tempo, você terá que ter paciência. E disciplina para 
fazer a coisa certa pelo tempo certo.
A alta disciplina não é só para o estudo, mas também para manter a 
atitude mental certa, o equilíbrio, saber administrar o tempo, descansar
 na hora de descansar e assim por diante. Se pensar em desanimar ao 
saber que vai precisar de auto e alta disciplina, lembre-se de que a 
única escolha que você tem é de pagar o preço de aprender ... ou o preço
 de não aprender.A única escolha que você tem é: pagar o preço de 
aprender ... ou o preço de não aprender.
Para ajudar na autodisciplina, conscientize-se de que você é 
responsável por seu futuro. Liste seus objetivos de curto, médio e longo
 prazos e periodicamente os releia.
ORGANIZAÇÃO
A importância do planejamento e da organização foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em parábola:
Da mesma forma, quem começa a estudar deve planejar o desenvolvimento
 dos estudos, as matérias que precisa aprender, o material necessário, a
 administração do tempo, etc., para não começar mal uma obra ou ir para a
 guerra despreparado.
Organizar-se é estabelecer prioridades. A conjugação do 
estabelecimento de prioridades (planejamento estratégico) com a 
autodisciplina (domínio próprio) e com a estruturação das atividades é a
 melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso, 
família, etc.
Aprenda a não deixar mais as coisas para a última hora, seja um 
trabalho, seja uma inscrição em concurso. Deixar as coisas para o último
 dia é pedir para ter problemas e dar chance para o azar. No último dia 
uma máquina quebra, alguém fica doente, ocorre um imprevisto, etc. 
Comece a se organizar e uma boa dica é essa: cumpra logo suas tarefas. 
Não procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades. Discipline o seu 
tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa, pense apenas
 nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem).
ACUIDADE
Acuidade significa, como ensina o Aurélio, "agudeza de percepção; 
perspicácia, finura". Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o
 Aurélio, significa "afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade,
 pode ser resumida em "prestar atenção". Istoé o que mais falta 
quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão 
de prova. Quantas vezes você não aprendeu alguma coisa apenas porque não
 estava atento, ou errou uma questão de prova (uma "casca de banana") 
porque não estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de 
atenção, de acuidade. A regra básica aqui é, na lição de N. Poussin, a 
seguinte: "O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito."
Assim, se você vai estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer 
uma prova (isto é, se você decidiu fazer isto), faça bem feito. Para 
fazer bem é preciso acuidade, ou seja, prestar atenção. Esse princípio 
serve para tudo: trabalho, lazer, sexo, etc.
Esteja aberto para a realidade e para novas idéias. Veja, ouça e 
sinta as coisas. Participe da vida como ator e não como espectador. Seja
 sujeito e não objeto dos acontecimentos. Concentre-se no que faz. Seja 
curioso. Não tenha receio de questionar, duvidar, perguntar. Pense, 
raciocine e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor.
FLEXIBILIDADE
Talvez esta seja a qualidade mais importante para que este livro 
possa ser útil. O meu sistema não será bom para você a menos que você o 
adapte à sua realidade, qualidades, defeitos, facilidades e 
dificuldades. Adaptação é uma forma de inteligência. Tudo o que 
você vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e adaptado. Teste 
as coisas, veja se funcionam bem para você ou se, para funcionarem 
melhor, demandam alguma modificação. Não tenha receio de criar seus 
próprios métodos e soluções.
A capacidade de adaptação foi mencionada por um grande general:
Em suma, você deve ser capaz de - como diz conhecida oração atribuída
 a um almirante americano - ter coragem para mudar as coisas que são 
mutáveis, resignação para aceitar as que são imutáveis e sabedoria para 
distinguir ambas. Para montar seu projeto de estudo, adapte o que é 
adaptável e adapte-se às condições que você não tem como alterar.
A flexibilidade é, portanto, a capacidade de adaptação. Ela será 
importante em toda a sua vida e, também, para montar um sistema de 
estudo. Ela também serve para que possam ir sendo feitas as modificações
 necessárias à medida em que forem surgindo novas situações, 
circunstâncias, imprevistos, etc.
8ª DICA: COMO DEFINIR O PRAZO PARA SER APROVADO
1 PRAZO PARA APROVAÇÃO
Essa é a regra de ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um
 objetivo e tenha a persistência necessária para alcançá-lo. Como dizia o
 maior vendedor do mundo: "O fracasso nunca me alcançará se minha 
vontade de vencer for suficientemente forte".
Além do mais, o fracasso é uma situação ou um momento, nunca uma 
pessoa. Como já disse, você pode acumular concursos em que não passou 
mas bastará uma aprovação para "resolver" o problema. E, de mais a mais,
 um resultado negativo sequer pode ser considerado um fracasso, porque 
sempre se ganha experiência para o próximo concurso (C23). Outro 
equívoco é o da pessoa que após um ou dois reveses resolve mudar de 
carreira ao invés de persistir em seu intento.
O título deste Capítulo contém uma pequena armadilha: Como definir o 
prazo para ser aprovado é exatamente não buscar a sua definição. O que 
devemos definir é o objetivo a ser buscado o quanto for suficiente. Um 
dos motivos é o fenômeno da agregação cíclica.
9ª DICA: 1 - exercícios
Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe 
horários específicos apenas para redigir. Faça redação geral, de apoio e
 específica.C9, I5, p. 240. Como diz o brocardo latino Fiat fabricandun 
faber, fazer se aprende fazendo. Ou melhor, é indicado obter primeiro 
uma base teórica, mas a perfeição só adquire-se com a prática. 
Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer 
descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre 
assuntos em geral e assuntos da matéria da prova. Faça resumos de 
livros, filmes, etc.
Treine fazer descrições bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita e a distingue das demais.
Façamos um exercício: Descreva um pão de queijo.
Isto mesmo. Pare a leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um pão de queijo.
Já descreveu?
Vamos lá, pegue uma folha em separado e descreva um pão de queijo.
Estou esperando...
esperando...
esperando...
Pronto. Acabou?
Vamos "corrigir" ?
Primeiro passo:
Pegue novamente folha em anexo e
1 - Veja a "cara" dela. Está bonita?
2 - Por melhor que esteja, tenho certeza que dá para melhorar. Faça isso.
Já fez?
Estou esperando...
esperando...
esperando.
Experimente conferir se sua descrição pode ir um pouco mais fundo, 
passando para o campo da dissertação, onde você pode desenvolver idéias,
 juízos, valor.
Ótimo. Agora diga-me se você descreveu bem um pão de queijo.
Veja se falou do seu tamanho, cor, temperatura ideal, sabor, 
composição (massa, queijo, tempero, etc.), odor, textura, 
acompanhamentos ideais (café, refrigerante, etc.), origem (Minas 
Gerais), ocasiões e modo de consumo, variedades (simples, com pedaços de
 outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para 
reuniões, lanches rápidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em 
vender pão de queijo, se faz diferença ser feito no forno de fogão ou em
 microondas, sua primeira, melhor e pior experiência com um pão de 
queijo, eventuais comparações com outros tipos de pão (francês, pão de 
batata, pão integral), etc.
Você falou nisso tudo?
Se você não falou é porque não quis, não teve paciência ou não está 
treinado para levar a sério a tarefa de escrever. Vamos, eu tenho 
certeza que você pode fazer um trabalho excepcionalmente bonito. Tente 
agora outra descrição.
Que tal o pão francês?
Outro treino útil será experimentar contar uma história, isto é, 
fazer uma narração, com todos os seus elementos: personagem (um pão de 
queijo que adquiriu vida), ação, espaço, tempo em desenvolvimento, 
enredo ou trama e narrador. Escrever uma história irá ajudar muito na 
construção daquela já mencionada estrada que liga o cérebro à caneta e 
esta ao papel.
Se você sabe descrever um pão de queijo, saberá certamente descrever 
qualquer outra coisa que conheça, da vida ou da matéria que cairá na 
prova.Em provas jurídicas, uma das questões que os candidatos consideram
 mais complicadas é descrever a natureza jurídica de alguma coisa. Ora, 
natureza significa, nesta acepção, espécie ou qualidade. Natureza 
jurídica será absolutamente a mesma coisa dentro desse universo 
específico. Para descrever-se a natureza jurídica de algo, basta dizer o
 que tal coisa é na essência, quais as suas características e o que a 
distingue das demais. Se você conhece a coisa e sabe escrever, estas 
questões não serão mais um problema.
10ª DICA: RESUMO PARA A PROVA
Como citei muitas técnicas, vou fazer um resumo para você lembrar no 
dia da prova. A técnica que usarei é a do processo mnemônico.Pense na 
frase:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase é a ligação para uma série de palavras/técnicas:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei.
Não leve isto anotado para o dia da prova pois, embora não o seja, 
pode ser considerado como "cola". Memorize a frase e, ao receber seu 
material de prova, escreva no caderno de questões ou folha para 
rascunho. Usando a técnica, você lembrará as coisas mais importantes 
para a prova.
At - atitude e atenção
Ca - calma e tranqüilidade
Fo - foco
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atençãoAdminist - administrar o tempo e administrar o que não sabe
Revi - revisões 1 e 2
Descansei - intervalos, situação, atitude
At - atitude e atenção. Lembre que fazer provas é um 
privilégio, uma oportunidade, que muitos queriam estar onde você está, 
lutando por seus sonhos. E tenha atenção, não fique voando.
Ca - calma e tranqüilidade. Um candidato calmo rende mais. Se preciso, respire lentamente até se acalmar. Divirta-se.
Fo - foco. O objetivo é passar e, para passar, a atitude 
correta é: fazer a melhor prova que eu puder fazer hoje, devo mostrar 
meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o examinador 
feliz.
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção.
 Ler as instruções vai ajudá-lo a fazer a prova corretamente; ler as 
questões vai fazer você descobrir o que o examinador realmente quer 
saber de você (e não o que você gostaria que ele perguntasse). O 
examinador precisa ser atendido.
Administ - administrar o tempo e administrar o que não sabe. O
 tempo se administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para 
ter prática de fazer provas. Administrar o que não se sabe é decidir 
deixar em branco ou mostrar o que for possível de conhecimento.
Revi - revisões 1 e 2. E, se necessário, o uso da técnica VMR.
Descansei. Implica bom uso dos intervalos para melhorar seu 
rendimento, em "descansar" na idéia (atitude) de que concurso se faz até
 passar, que se deve exigir apenas o melhor possível, que a situação é 
favorável (na prova, você ou vai passar ou vai ver onde precisa 
melhorar).*
*Para aqueles que, como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem 
para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8: 28), também é possível 
"descansar" nessa idéia. Assim, se você acredita em Deus, pode e deve se
 acalmar com a ajuda d´Ele.
Fonte: PCI Concursos 

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