MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a
motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a
disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo
para a ação" ou "motivos para agir".
Você precisa de motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz
"segurar a barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá
errado. Porém... isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir motivação?
A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para
trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na
motivação, mas não nos dá-la de presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz.
Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo", que pode
se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por
isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para
viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso
profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro
amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de
disposição para o estudo e o trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a
menor delas. Paz, saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser
benquisto e admirado, tudo isto são formas de riqueza, que podem ser
escolhidas por você e servirem como estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma
escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar
dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar
muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter
mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado
tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais
tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso
serviu para resolver problemas. Um deles, o Professor Carlos André
Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser Auditor da Receita, pois
morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O concurso serviu
para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma amiga
para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão
do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para
montar seu consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de
ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc.
São bons motivos.
Motivação é tarefa de todos os dias!
Entenda que todo projeto de longo prazo terá momentos de grande
ânimo, momentos normais e momentos de desânimo, e vontade de desistir.
Sabendo disso de antemão, procure se preparar para os dias de baixa:
eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles.
A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e
deve lembrar dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos,
persistir.A motivação deve ser redobrada nos momentos de crise, de
desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo. Algumas vezes, você vai
"surtar", ter uma crise e parar um tempo. Tudo bem, tenha a crise, faça
o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido possível. De
preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do
contraqueche (hollerith) de um amigo que já tinha sido aprovado. Quando
eu começava a querer parar de estudar antes da hora, olhava o
contracheque que eu queria para mim e conseguia continuar estudando mais
um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de uma casa, uma
nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus
sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica importante: esteja perto de pessoas com alto astral,
animadas, otimistas, e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito
contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos, que
vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com
as quais você estará em contato e sintonizado. O canarinho aprende a
cantar, ouvindo outro canário. E canários juntos cantam melhor. Esteja
perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou prazer. O ser humano age basicamente por
duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando
alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo
evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do
paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação,
fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber,
acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o
mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece
que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um
objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso
público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é
bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar
dor).
2ª Dica: A eterna competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se pegou estudando sem a menor concentração pensando
nos momentos de lazer, e todo mundo já deixou de aproveitar as horas de
descanso por causa de um sentimento de culpa, remorso mesmo, porque
deveria estar estudando.
Esta inversão de fazer uma coisa e pensar em outra causa
desconcentração, stress e perda de rendimento no estudo ou trabalho.
Além da perda de prazer nas horas de descanso.
Em diversas pesquisas que realizei durante palestras e seminários
pelo país, contatei que os três problemas mais comuns de quem quer
vencer na vida são estes:
- medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
- falta de tempo e
- a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema, namoro, etc.
E então, você já teve estes problemas?
Todo mundo sabe que para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é
preciso muito conhecimento, estudo e dedicação, mas como conciliar o
tempo com as preciosas horas de lazer ou descanso?
Este e outros problemas atormentavam-me quando eu era estudante de
Direito e depois quando passei a preparação para concursos públicos. Não
é à toa que fui reprovado em 5 concursos diferentes!
Outros problemas? Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que
pagam salários de até R$ 12.000,00/mês, com status e estabilidade,
gerando enorme concorrência), problemas de cobrança dos familiares,
memória, concentração etc.
Contudo, depois de aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em
outros 7 concursos, entre os quais os de Juiz de Direito, Defensor
Público e Delegado de Polícia. Isso prova que passar em concurso não é
impossível e que quem é reprovado pode "dar a volta por cima".
Dá para, com um pouco de organização, disciplina e força de vontade,
conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer,
diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada às
técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem
da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevistas,
etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral desprezados por
quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego:
1º) Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas específicas sobre como fazer provas e entrevistas,
abordando dicas e macetes que a experiência fornece mas que podem ser
aprendidos.
O conjunto destas técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos, pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos
anotar aqui alguns cuidados e providências que irão aumentar seu
desempenho.Para melhorar a "briga" entre estudo e lazer , sugiro que
você aprenda a administrar seu tempo. Para isto, como já disse, basta um
pouco de disciplina e organização.
O primeiro passo é fazer o tradicional quadro horário, colocando nele
todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma
"prisão", este procedimento facilitará as coisas para você. Pra começar,
porque vai levá-lo a escolher as coisas que quer dar mais tempo e a
estabelecer suas prioridades. Experimente. Em pouco tempo você vai ver
que isto funciona.Também é recomendável que você separe tempo suficiente
para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou
namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por incrível
que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final
no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher
quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar
em uma enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar
"mensagens" sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu
tempo definido. Isto aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e
o prazer e relaxamento das horas de lazer.
Aprender a separar o tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em tudo.
3ª DICA: Dez dicas importantes para fazer uma prova (concurso público)
A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade.
Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire.
Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria
respiração.
Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante.
Procure manter-se em estado alfa, ou seja, combine calma e atenção.
Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade,
visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é
jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a
oportunidade de jogar pra valer, de ir para o campeonato.
Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se
disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz
e satisfeito. Um dos motivos pelos quais eu sempre rendi bem em provas é
porque considero fazer provas algo agradável. Imagine só, às vezes a
gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um excelente cargo!
Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima
vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo positivo, como
uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde podemos
render bem.
Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O
objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já
que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é
mostrar que é o bom, o melhor, o "sabe-tudo". O objetivo é acertar as
questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o
mínimo para passar.
Só isso.
A simplicidade e a objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas
com o equilíbrio emocional e o controle do tempo. Para passar lembre-se
que você precisa responder aquilo que foi perguntado. Leia com atenção
as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão.
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Em provas
dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Por mais
simples que seja a questão, responda-a fundamentadamente. No início e no
final seja objetivo; no desenvolvimento (no miolo), procure demonstrar
seus conhecimentos. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre
o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se perder, defina
rapidamente conceitos e classificações. Se souber, dê exemplos. Aja com
segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou
exemplo, evite-o. "Florear" a resposta sem ter certeza do que está
escrevendo não vale a pena. Isso só compensa se tratar-se do ponto
central da pergunta, do cerne da questão. Nesse caso, se o erro não for
descontado dos acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor.
Utilize linguagem técnica. A linguagem de prova é formal, de modo que
não se deixe enganar pela coloquial. Substitua termos, se preciso. Ex.:
"Eu acho", "Eu entendo", "Entendo que".
Correção lingüística. Tão ruim quanto uma letra ilegível ou uma voz
inaudível é a letra bonita ou a voz tonitruante com erros de português. O
estudo da língua nunca é desperdício e deve ser valorizado. Além disso,
a leitura constante aumenta a correção da exposição escrita ou falada.
Evitar vaidades ou "invenções". Muitos querem responder o que
preferem, do jeito que preferem. Em provas e concursos temos que atentar
para a simplicidade e para o modo de entender dominante e/ou do
examinador. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la
para a ocasião própria, que certamente não é a do concurso.
Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais
inteligente que o examinador ou criticá-lo. Não se considere infalível,
sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente
simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
"Teoria do consumidor". Além desses cuidados, temos que ter um extra
com alguns examinadores. Lembre-se que todo professor, quando aplica uma
prova é, na prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores
aceita que o candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo,
alguns mestres e bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será
exigido do candidato uma dose de fluidez, docilidade, suavidade e
brandura.
Junte-se a isso o ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o
importante é satisfazer o cliente, o cliente tem sempre razão, o
atendimento é tão importante quanto o produto.
Esta técnica ensina que o candidato deve ser prudente e pragmático.
Pragmatismo, anote-se, é a "doutrina segundo a qual a verdade de uma
proposição consiste no fato de que ela seja útil, tenha alguma espécie
de êxito ou de satisfação".
O candidato precisa ter fluidez e maleabilidade suficientes para moldar-se à eventual inflexibilidade do examinador.
Se o seu professor só considera correta uma posição, devemos ter
cuidado ao responder pois a prova não é a ocasião mais adequada para um
enfrentamento de idéias, até porque ele é quem dá a nota, havendo uma
grande desigualdade de forças. Existem os momentos adequados para firmar
nossas opiniões e pontos de vista e isso é absolutamente indispensável,
desde que na hora certa.
Letra legível, palavras audíveis. Se o examinador não consegue
decifrar sua caligrafia nem ouvir sua voz, isso irá prejudicar a quem?
Quem tem o maior interesse em ser lido, ouvido e entendido? Será que
todos os examinadores, profissionais ocupados e atarefados, diante de
centenas ou de milhares de provas para corrigir, terão tempo e
compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora da prova faça letra
bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa alta), a fim
de que ela fique legível. Treine sua oratória para saber falar
razoavelmente.
4ª DICA: Fazendo Provas
A realização de provas exige cuidados específicos para cada momento,
que serão objeto de nossa atenção a partir de agora. Cada fase da
preparação ou da prova tem suas técnicas. Não se assuste, achando que
são muitas: como a técnica ajuda, quanto mais técnicas melhor.
A técnica da prática: aprenda a fazer, fazendo.
Aconselho o leitor a treinar o mais que puder a realização de provas.
A experiência constitui um excelente trunfo na hora de um campeonato ou
de um concurso.
Estes anos correndo o país me mostraram que pouca gente treina fazer
provas. E esta é a grande dica: faça provas. Os cursos que mais aprovam
são os que levam seus alunos a treinarem fazer provas, os candidatos que
passam são os que treinaram fazer provas.
Para fazer provas, existem duas maneiras: simulados e provas reais. O
ideal é que o candidato faça as duas, ou seja, que treine fazer provas e
questões e que se inscreva em concursos para a área que deseja.Para os
simulados, recomendo a você resolver questões e provas da matéria que
estudou, como forma de fixar o conteúdo, periodicamente, fazer um
concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o uso apenas do
material permitido e, claro, utilizando provas de concursos anteriores.
Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais comuns
nos cursos preparatórios.
Falemos mais um pouco sobre este importante item.
VÁ FAZER AS PROVAS. Há pessoas que deixam de fazer uma prova por não
se considerarem "preparadas" e deixam de adquirir experiência e até
mesmo, algumas vezes, ser aprovadas. Mesmo que ainda esteja começando a
se preparar, vá fazer as provas. Se for para alguém dizer que você ainda
precisa estudar mais um pouco antes da aprovação, deixe que a banca
examinadora o faça. Quem sabe o dia da prova não é o seu dia? Asseguro
que, pelo menos, você irá adquirir experiência, ver como está o seu
nível, como é estar "no meio do jogo" etc. Ao chegar em casa, procure
nos livros as respostas: a fixação daquilo que você pesquisar nessa
ocasião é sempre muito alta. Analise o gabarito e, se for possível,
participe da vista de prova. Se o resultado for abaixo de sua
expectativa, não desanime: apenas continue estudando e agregando
conhecimentos. A coisa funciona assim mesmo: a gente normalmente
"apanha" um pouco antes de começar a "bater".
TREINE EM CASA. Mesmo que você não tenha como fazer as provas, é
possível adquirir boa parte dessa experiência em casa, treinando. Reúna
provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de
testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo Edital, o
número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente
simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá
encontrar no dia do concurso. Aproveite esses "simulados" para aprender a
administrar o tempo de prova. Se os cursos preparatórios oferecerem
provões ou simulados, participe.
TREINOS ESPECIAIS. Depois de algum treino, passe a ficar resolvendo
mais questões por um tempo um pouco maior (p. ex., uma hora a mais) do
que o que terá disponível no dia da prova, o que serve para aumentar sua
resistência.
Outro exercício é resolver questões em um tempo menor, aumentando a
pressão. Por exemplo, se a prova terá 4 horas para 50 questões de
múltipla escolha, experimente tentar responder esse número de questões
em 3 horas ou 3 horas e meia. Em seguida, responda a outras questões até
completar o tempo de 4 horas. Se você está acostumado a resolver
questões com uma pressão maior do tempo e com uma longa duração (5 ou 6
horas, por exemplo), ficará mais à vontade em provas em condições menos
severas. Contudo, à medida em que a data do concurso for se aproximando,
passe a realizar mais provas simuladas em condições absolutamente
iguais às que você irá enfrentar.
5ª DICA: Mudança de paradigma
Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno,
aprenda a mudar esse paradigma. Você também precisa ver a prova com os
olhos do examinador. Se um médico, um engenheiro, um advogado e um
político virem uma ponte ruir e pessoas se ferirem, é possível que haja
quatro modos de avaliar o fato: um pensará em socorro médico, outro em
qual foi a falha na construção, outro em ações de indenização, e o
último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
Enquanto você não aprender a ver a prova não como quem quer acertar
(o aluno) mas como quem quer ver se está certo (o examinador), as suas
provas terão menos qualidade.
Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para a
correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a
ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando
reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a
postura e respostas do colega como se você fosse da banca.
Humildade intelectual
Nunca despreze uma idéia nova ou uma opinião sem meditar e refletir.
Nunca despreze uma idéia por causa de sua fonte, por exemplo, por ser
de alguém que você não gosta, ou que é pobre, ou que é de outra raça,
ou de outra religião, ou de outro estado, ou de outro sexo, ou de outra
qualquer coisa. Avalie as idéias pelo seu valor e não pela sua origem ou
roupagem.
Além disso, é preciso conhecer o que há, o que já existe, nem que
seja para sustentar uma tese inteiramente nova. Caso contrário, pode
ocorrer aquela história onde um ateu foi para o Clube dos Herejes e, na
portaria, perguntaram-lhe se havia lido a Bíblia, o Talmude, etc. O ateu
disse que não leu nada porque era ateu, e o mandaram para o Clube dos
Ignorantes.
Resumos e cores
Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações
em árvore, mencionados no item abaixo. Organize-se para periodicamente,
ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa
ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando
o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez
em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma "passada" por eles.
Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu
aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois
estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos
gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por
exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais "quentes" para
cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim
por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de
ícone.
SQ3R
Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos
quais se identificou aquele que seria o melhor método de estudo: o
SQ3R. Este eficiente método pode ser utilizado isoladamente ou em
combinação com outros, sendo referido por praticamente todos os livros
que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinâmica,
memorização, etc.).
Nesse sistema nós reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo,
mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R,
aparentemente estará havendo "perda" de tempo. Mas isso é só aparência.
Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixação é tão superior
que compensa com sobras o esforço de aprender esta nova dinâmica de
leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema quando
achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível.
As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade
mental e dar uma noção do que se busca, servem para "abrir" o cérebro e
"arar" a terra onde serão lançadas as novas informações.
As três fases seguintes (3R), que correspondem a três formas
diferentes de se ler, correspondem a três momentos de fixação cerebral,
um complementar do outro.
O conjunto facilita o estabelecimento mental de relações e
associações, a apreensão, a memorização e a "etiquetação mental". Em
resumo:
1º - Defina o que você está procurando ou quer aprender.
2º- Formule perguntas e questões.
3º - Leia o texto rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a
termos isolados, lendo os títulos e subtítulos, reparando as figuras, as
notas, os termos em negrito. Essa leitura é um "vôo geral" sobre o que
será lido em seguida.
4º - Leia tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante.
5º - Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se
respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor
fixação.
Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que
se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante
dúvidas. Isso "abre as portas" para a matéria que virá em seguida.I4.3,
acima.
Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, detalhes
importantes que sejam rapidamente captados, veja "qual é o lance". Essa
primeira leitura é rápida, "descompromissada", sem a preocupação com a
compreensão total. É um vôo sobre uma floresta antes de descer para
caminhar por ela.
Na segunda leitura faça uma análise melhor, a leitura tradicional,
comece a tirar suas conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar,
sublinhar, etc. Esta leitura é o passeio a pé pela floresta. Como
sublinhar,C19, I5, p. 475.
Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você
utilizará e melhorará eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura.
Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer uma explanação
sobre o tema. Essa leitura é aquela onde se anota o que ficou de mais
emocionante ou importante da visita à floresta, é aquela onde você,
novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta
cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc.
Após terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente
preparado e veja se já pode respondê-lo. O que você responder é o que já
foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que não
tiver respondido, o que servirá como excelente forma de aprender e fixar
a matéria.
6ª DICA: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO
INDIVIDUALIZAÇÃO E QUALIDADE
O tempo de estudo não é uma parte isolada de nossa vida, mas uma parcela do tempo em interação com as demais atividades.
Para se ter um bom horário de estudo é preciso harmonização, pois
ninguém pode apenas estudar. É preciso cuidar da administração do tempo,
que envolve vários fatores, entre os quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possível e para se adaptar às circunstâncias.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas
atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa
angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da
administração do tempo.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades,
algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia,
em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
Em Efésios 5:16 fala em agir "remindo o tempo, porque os dias são
maus", sendo que uma tradução mais recente utiliza os termos "usando bem
cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar,
adquirir de novo. Essa preocupação com o tempo excede em muito a
preocupação com a data da prova. Ela se liga à fugacidade da vida, ao
seu caráter transitório e efêmero.
Isso foi retratado por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que é a
vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e
logo se dissipa" ao passo que o Salmista disse que "tudo passa
rapidamente, e nós voamos" (Salmo 90:10).
Se administrar o tempo é algo assim tão valioso, é óbvio que administrar o nosso tempo de estudo
também o é. Seja porque o estudo ajuda a vencer em nossa curta vida,
seja porque nosso tempo é limitado e, portanto, devemos saber dividi-lo
harmoniosamente.
Procurando o ideal. A idéia normal de quem está estudando é a
de saber qual o número ideal de horas de estudo para se alcançar
sucesso. É por essa razão que uma das perguntas que mais ouço é:
"Quantas horas você estudava por dia?"
Já ocorreu de um aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, já que não era tão inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria no concurso. Obviamente, disse a ele
1) que não existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa
usar ou não a inteligência que todos temos e 2) que o importante não era
quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar.
Embora equivocado quanto ao método, repare que esse aluno tinha um
objetivo e estava "matutando", pensando em como chegar lá. Isso é
positivo. O fato de estar equivocado foi resolvido, pois, além de ele
estar procurando soluções, ele fez perguntas. E só quem pergunta (ao
professor ou aos livros) pode obter respostas.
O importante é o seu horário. Perguntar quantas horas outra
pessoa estudava não tem utilidade porque ninguém tem sua vida igual à de
outrem: uns trabalham, outros não; uns vão à igreja, outros não; uns
são solteiros, outros casados, outros mais ou menos; uns têm filhos,
outros não. O que adianta saber é quantas horas você estuda, ou, mais,
quantas pode estudar por dia ou por semana.
Além do mais, o certo é perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas você pode aproveitar para estudar. O número ideal de horas para se estudar é: o maior número de horas que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse é o número.
Quantidade x Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa
mais a qualidade do que a quantidade. Há quem estude doze horas por dia e
seu resultado prático seja inferior ao de outro que estuda apenas uma
hora por dia. Por quê? Por causa de inúmeros fatores, como a
concentração, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo assim, os
estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas horas" ele ou o
colega estuda por dia, e quase não se vê a preocupação com o "como" se
estuda.
Quem se preocupa apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do
desperdício de tempo de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como
ensinou Deming (obra citada), "a produtividade aumenta à medida que a
qualidade melhora", pois há menos retrabalho (fazer de novo o que foi
mal feito), pois há menos desperdício.
Quantidade x Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a
qualidade seja o mais importante, é óbvio que você precisa dedicar uma
quantidade de tempo para estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, não
estude apenas "uma com qualidade" e desperdice a outra: estude as duas
com qualidade. Se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas
sem qualidade, João estudou mais. Porém, se João estuda uma hora com
qualidade e José duas horas com qualidade, José estudou mais.
Uma das vantagens de estudar para um concurso é que até passar você
sacrifica uma considerável parte do seu tempo, mas após sua aprovação
pode refazer seu horário do jeito que preferir. Pode até voltar a fazer o
que fazia, só que com sua vida profissional resolvida, já curtindo o
seu sucesso e, é claro, com mais status e dinheiro no bolso.
Uma hora de estudo com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo
sem qualidade. Contudo, cinco horas de estudo com qualidade valem mais
do que 1 hora de estudo com qualidade. Assim, você deve reservar o maior
tempo possível para estudo, apenas com o cuidado de separar tempo para
descansar, relaxar, etc.
O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser
expresso pelo que se lê em II Coríntios 9:6: "Aquele que semeia pouco,
pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância
também ceifará.
7ª DICA: COMO FUNCIONA UM PROJETO DE ESTUDO
O primeiro passo que devemos dar é assumir o controle de nossa vida e planejar qual será o caminho a ser trilhado. A preparação
para uma prova, exame ou concurso é uma atividade séria demais para ser
feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as
ondas do mar. É aconselhável que se tenha um projeto e que, para
realizá-lo, se organize um sistema eficiente de estudo.
Estudar não é uma atividade isolada: o estudo produtivo e
otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo
nada mais é do que montar um sistema de estudo.
Sistema é disposição de partes em uma estrutura organizada. É,
pois, uma reunião coordenada e lógica de diversos elementos. O sistema
de estudo será o emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados
para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação
ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho,
deslocamento, etc., de modo a propiciar um rendimento ótimo nos estudos.
Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto é, capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom resultado.
Não adianta, como muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida,
lazer, descanso e ficar quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo
e, em pouco tempo, parar tudo por causa de estresse, depressão ou coisa
semelhante. Um sistema organizado e razoável permite um esforço dosado e
contínuo.
QUALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
COMPROMISSO
(Persistência, Constância de propósito)
Ao contrário do mero interesse por alguma coisa, significa querer com
constância. David McNally diz que "compromisso é a disposição de fazer o
necessário para conseguir o que você deseja". O mesmo autor cita,
ainda, a explicação de Kenneth Blanchard: "Há uma diferença entre
interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma
coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com
alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados." É o compromisso
que nos vai fazer sacrificar temporariamente o que for necessário para
estudarmos e perseverar até chegar aonde queremos. Compromisso também
pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade, constância de
propósito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, só conseguiu transformar em
realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de nº
10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que
havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Há quem ainda distinga compromisso e comprometimento, que seria um
grau ainda maior de interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar
em tal dia, tenho um compromisso, ao passo que se estou querendo ir,
estou comprometido com isso.
Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.
Sobre persistência em obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo,
etc.), se houver interesse, veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de
se executar, reflita sobre Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes,
fazei-o de todo o coração (...)".
AUTODISCIPLINA (domínio próprio)
Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a
diferença entre um bom atleta e um atleta medíocre (mediano) é que este
pára diante das primeiras dificuldades ao passo que aquele, quando está
cansado, dá mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta.
Assim, aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto. Não foi qualquer um
que ensinou isso, foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os
tempos. Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensável para um
atleta e para se alcançar um sonho: autodisciplina. Ele também ensina
que é preciso ter-se humildade, não achar que se é o melhor, pois,
sempre temos algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a capacidade de a pessoa se submeter a regras,
opções e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de
dificuldades. Como se vê, autodisciplina significa que vamos
submeter-nos a uma coisa ao invés de outra. Ninguém é completamente
livre: somos sempre escravos da disciplina ou da indisciplina. A
disciplina permite escolhas mais inteligentes e é melhor para efeito de
passar em provas e concursos.
É a autodisciplina que nos dará poder para renunciar, ainda que
temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por
prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por
uma disciplina auto-imposta são escravos ainda maiores da própria
desorganização, preguiça ou falta de vontade. Nesse sentido, vendo-se as
vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer que o poeta
Renato Russo estava certo quando cantava, na música "Há Tempos" que
"disciplina é liberdade".
Além de autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose
dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matéria e
grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de
qualidade ganhe tempo, você terá que ter paciência. E disciplina para
fazer a coisa certa pelo tempo certo.
A alta disciplina não é só para o estudo, mas também para manter a
atitude mental certa, o equilíbrio, saber administrar o tempo, descansar
na hora de descansar e assim por diante. Se pensar em desanimar ao
saber que vai precisar de auto e alta disciplina, lembre-se de que a
única escolha que você tem é de pagar o preço de aprender ... ou o preço
de não aprender.A única escolha que você tem é: pagar o preço de
aprender ... ou o preço de não aprender.
Para ajudar na autodisciplina, conscientize-se de que você é
responsável por seu futuro. Liste seus objetivos de curto, médio e longo
prazos e periodicamente os releia.
ORGANIZAÇÃO
A importância do planejamento e da organização foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em parábola:
Da mesma forma, quem começa a estudar deve planejar o desenvolvimento
dos estudos, as matérias que precisa aprender, o material necessário, a
administração do tempo, etc., para não começar mal uma obra ou ir para a
guerra despreparado.
Organizar-se é estabelecer prioridades. A conjugação do
estabelecimento de prioridades (planejamento estratégico) com a
autodisciplina (domínio próprio) e com a estruturação das atividades é a
melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso,
família, etc.
Aprenda a não deixar mais as coisas para a última hora, seja um
trabalho, seja uma inscrição em concurso. Deixar as coisas para o último
dia é pedir para ter problemas e dar chance para o azar. No último dia
uma máquina quebra, alguém fica doente, ocorre um imprevisto, etc.
Comece a se organizar e uma boa dica é essa: cumpra logo suas tarefas.
Não procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades. Discipline o seu
tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa, pense apenas
nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem).
ACUIDADE
Acuidade significa, como ensina o Aurélio, "agudeza de percepção;
perspicácia, finura". Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o
Aurélio, significa "afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade,
pode ser resumida em "prestar atenção". Istoé o que mais falta
quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão
de prova. Quantas vezes você não aprendeu alguma coisa apenas porque não
estava atento, ou errou uma questão de prova (uma "casca de banana")
porque não estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de
atenção, de acuidade. A regra básica aqui é, na lição de N. Poussin, a
seguinte: "O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito."
Assim, se você vai estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer
uma prova (isto é, se você decidiu fazer isto), faça bem feito. Para
fazer bem é preciso acuidade, ou seja, prestar atenção. Esse princípio
serve para tudo: trabalho, lazer, sexo, etc.
Esteja aberto para a realidade e para novas idéias. Veja, ouça e
sinta as coisas. Participe da vida como ator e não como espectador. Seja
sujeito e não objeto dos acontecimentos. Concentre-se no que faz. Seja
curioso. Não tenha receio de questionar, duvidar, perguntar. Pense,
raciocine e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor.
FLEXIBILIDADE
Talvez esta seja a qualidade mais importante para que este livro
possa ser útil. O meu sistema não será bom para você a menos que você o
adapte à sua realidade, qualidades, defeitos, facilidades e
dificuldades. Adaptação é uma forma de inteligência. Tudo o que
você vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e adaptado. Teste
as coisas, veja se funcionam bem para você ou se, para funcionarem
melhor, demandam alguma modificação. Não tenha receio de criar seus
próprios métodos e soluções.
A capacidade de adaptação foi mencionada por um grande general:
Em suma, você deve ser capaz de - como diz conhecida oração atribuída
a um almirante americano - ter coragem para mudar as coisas que são
mutáveis, resignação para aceitar as que são imutáveis e sabedoria para
distinguir ambas. Para montar seu projeto de estudo, adapte o que é
adaptável e adapte-se às condições que você não tem como alterar.
A flexibilidade é, portanto, a capacidade de adaptação. Ela será
importante em toda a sua vida e, também, para montar um sistema de
estudo. Ela também serve para que possam ir sendo feitas as modificações
necessárias à medida em que forem surgindo novas situações,
circunstâncias, imprevistos, etc.
8ª DICA: COMO DEFINIR O PRAZO PARA SER APROVADO
1 PRAZO PARA APROVAÇÃO
Essa é a regra de ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um
objetivo e tenha a persistência necessária para alcançá-lo. Como dizia o
maior vendedor do mundo: "O fracasso nunca me alcançará se minha
vontade de vencer for suficientemente forte".
Além do mais, o fracasso é uma situação ou um momento, nunca uma
pessoa. Como já disse, você pode acumular concursos em que não passou
mas bastará uma aprovação para "resolver" o problema. E, de mais a mais,
um resultado negativo sequer pode ser considerado um fracasso, porque
sempre se ganha experiência para o próximo concurso (C23). Outro
equívoco é o da pessoa que após um ou dois reveses resolve mudar de
carreira ao invés de persistir em seu intento.
O título deste Capítulo contém uma pequena armadilha: Como definir o
prazo para ser aprovado é exatamente não buscar a sua definição. O que
devemos definir é o objetivo a ser buscado o quanto for suficiente. Um
dos motivos é o fenômeno da agregação cíclica.
9ª DICA: 1 - exercícios
Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe
horários específicos apenas para redigir. Faça redação geral, de apoio e
específica.C9, I5, p. 240. Como diz o brocardo latino Fiat fabricandun
faber, fazer se aprende fazendo. Ou melhor, é indicado obter primeiro
uma base teórica, mas a perfeição só adquire-se com a prática.
Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer
descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre
assuntos em geral e assuntos da matéria da prova. Faça resumos de
livros, filmes, etc.
Treine fazer descrições bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita e a distingue das demais.
Façamos um exercício: Descreva um pão de queijo.
Isto mesmo. Pare a leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um pão de queijo.
Já descreveu?
Vamos lá, pegue uma folha em separado e descreva um pão de queijo.
Estou esperando...
esperando...
esperando...
Pronto. Acabou?
Vamos "corrigir" ?
Primeiro passo:
Pegue novamente folha em anexo e
1 - Veja a "cara" dela. Está bonita?
2 - Por melhor que esteja, tenho certeza que dá para melhorar. Faça isso.
Já fez?
Estou esperando...
esperando...
esperando.
Experimente conferir se sua descrição pode ir um pouco mais fundo,
passando para o campo da dissertação, onde você pode desenvolver idéias,
juízos, valor.
Ótimo. Agora diga-me se você descreveu bem um pão de queijo.
Veja se falou do seu tamanho, cor, temperatura ideal, sabor,
composição (massa, queijo, tempero, etc.), odor, textura,
acompanhamentos ideais (café, refrigerante, etc.), origem (Minas
Gerais), ocasiões e modo de consumo, variedades (simples, com pedaços de
outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para
reuniões, lanches rápidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em
vender pão de queijo, se faz diferença ser feito no forno de fogão ou em
microondas, sua primeira, melhor e pior experiência com um pão de
queijo, eventuais comparações com outros tipos de pão (francês, pão de
batata, pão integral), etc.
Você falou nisso tudo?
Se você não falou é porque não quis, não teve paciência ou não está
treinado para levar a sério a tarefa de escrever. Vamos, eu tenho
certeza que você pode fazer um trabalho excepcionalmente bonito. Tente
agora outra descrição.
Que tal o pão francês?
Outro treino útil será experimentar contar uma história, isto é,
fazer uma narração, com todos os seus elementos: personagem (um pão de
queijo que adquiriu vida), ação, espaço, tempo em desenvolvimento,
enredo ou trama e narrador. Escrever uma história irá ajudar muito na
construção daquela já mencionada estrada que liga o cérebro à caneta e
esta ao papel.
Se você sabe descrever um pão de queijo, saberá certamente descrever
qualquer outra coisa que conheça, da vida ou da matéria que cairá na
prova.Em provas jurídicas, uma das questões que os candidatos consideram
mais complicadas é descrever a natureza jurídica de alguma coisa. Ora,
natureza significa, nesta acepção, espécie ou qualidade. Natureza
jurídica será absolutamente a mesma coisa dentro desse universo
específico. Para descrever-se a natureza jurídica de algo, basta dizer o
que tal coisa é na essência, quais as suas características e o que a
distingue das demais. Se você conhece a coisa e sabe escrever, estas
questões não serão mais um problema.
10ª DICA: RESUMO PARA A PROVA
Como citei muitas técnicas, vou fazer um resumo para você lembrar no
dia da prova. A técnica que usarei é a do processo mnemônico.Pense na
frase:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase é a ligação para uma série de palavras/técnicas:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei.
Não leve isto anotado para o dia da prova pois, embora não o seja,
pode ser considerado como "cola". Memorize a frase e, ao receber seu
material de prova, escreva no caderno de questões ou folha para
rascunho. Usando a técnica, você lembrará as coisas mais importantes
para a prova.
At - atitude e atenção
Ca - calma e tranqüilidade
Fo - foco
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atençãoAdminist - administrar o tempo e administrar o que não sabe
Revi - revisões 1 e 2
Descansei - intervalos, situação, atitude
At - atitude e atenção. Lembre que fazer provas é um
privilégio, uma oportunidade, que muitos queriam estar onde você está,
lutando por seus sonhos. E tenha atenção, não fique voando.
Ca - calma e tranqüilidade. Um candidato calmo rende mais. Se preciso, respire lentamente até se acalmar. Divirta-se.
Fo - foco. O objetivo é passar e, para passar, a atitude
correta é: fazer a melhor prova que eu puder fazer hoje, devo mostrar
meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o examinador
feliz.
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção.
Ler as instruções vai ajudá-lo a fazer a prova corretamente; ler as
questões vai fazer você descobrir o que o examinador realmente quer
saber de você (e não o que você gostaria que ele perguntasse). O
examinador precisa ser atendido.
Administ - administrar o tempo e administrar o que não sabe. O
tempo se administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para
ter prática de fazer provas. Administrar o que não se sabe é decidir
deixar em branco ou mostrar o que for possível de conhecimento.
Revi - revisões 1 e 2. E, se necessário, o uso da técnica VMR.
Descansei. Implica bom uso dos intervalos para melhorar seu
rendimento, em "descansar" na idéia (atitude) de que concurso se faz até
passar, que se deve exigir apenas o melhor possível, que a situação é
favorável (na prova, você ou vai passar ou vai ver onde precisa
melhorar).*
*Para aqueles que, como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem
para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8: 28), também é possível
"descansar" nessa idéia. Assim, se você acredita em Deus, pode e deve se
acalmar com a ajuda d´Ele.
Fonte: PCI Concursos
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