Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CRAS participa da campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”

Estudantes, usuários dos programas sociais e servidores do Centro de Referência da Assistência da Assistência Social-CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social  (SEMDAS), participaram no último dia 18/05 da campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Em Itaituba autoridades se preocupam com esta triste realidade. Não há números oficiais divulgados no município, mas acredita-se que muitas crianças e adolescentes estão sendo vítimas de abuso sexual até dentro dos próprios lares. Há denúncias de casos de abusos por parentes, pais e padrastos, mas tais denúncias não chegam às autoridades para punição dos pedófilos.

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2011, foram registradas 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde. O Viva possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono).



As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
• discagem direta e gratuita do número 100;
• envio de mensagem para o e-mail:  disquedenuncia@sdh.gov.br
• na internet: www.disque100.gov.br
• ligação internacional. Fora do Brasil por meio do número: +55 61 3212.8400
Para a secretária municipal de assistência social Uzalda Miranda, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. “Na campanha, a sociedade, o governo, empresas, pais, líderes evangélicos, educadores, lideranças indígenas e sindicais, todos precisam participar e se posicionar diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. 










Fonte:  Ascom PMI/ Blog da Prefeitura de Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário