O  calendário para as eleições municipais do ano que vem aquece as  negociações e vai agitar os bastidores políticos neste início de semana.  Termina na quarta-feira, 6, o prazo para filiações de quem deseja  disputar uma vaga de prefeito ou vereador em 2012. Com isso, parte da  estratégia de partidos e dos potenciais candidatos precisa ser definida  imediatamente.
Como  está ocorrendo em todo o Brasil, no Pará também as atenções estão  voltadas para o Partido Social Democrata (PSD), criado pelo prefeito de  São Paulo Gilberto Kassab, que deixou o DEM. A troca de legendas em caso  de criação de novo partido é uma das brechas na lei para quem tem  mandato e quer trocar de casa, sem correr risco de perder o cargo, já  que pela lei da fidelidade partidária a mudança pode resultar em perda  de cadeira.
No  Pará, as duas principais lideranças em negociação com o PSD são o  senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) e o deputado Wladimir Costa  (PMDB).
Flexa  Ribeiro admitiu estar em negociação. O senador tucano é pré-candidato à  prefeitura de Belém, mas dentro do PSDB precisa disputar a vaga com o  deputado federal Zenaldo Coutinho, que seria o preferido do governador  Simão Jatene.
Flexa  recebeu o convite do próprio Gilberto Kassab e da senadora Kátia Abreu,  com quem mantém boas relações no Senado. O interesse do PSD pelo tucano  paraense não é por acaso. O PSD pretende estrear com cinco senadores e  mais de 50 deputados federais, o que o tornaria a terceira força no  Congresso Nacional.
Flexa  conta que foi convidado a comandar a legenda no Estado. Por enquanto, a  direção do PSD está a cargo do secretário especial de Gestão, Sérgio  Leão, amigo e homem de confiança do governador Simão Jatene, o que deixa  clara a relação do partido com os tucanos no Estado. “O PSD do Pará  nasce afinado com o governo Jatene”, diz Leão, que preside a comissão  provisória até a realização de convenção para definição dos dirigentes. A  escolha de Leão para o comando da legenda foi fruto de negociações do  governador paraense com o prefeito de São Paulo. “O PSD não é um filhote  do PSDB, mas é alinhado”, reforça Leão.
Fonte: Diário/Garimpando Notícias 

Nenhum comentário:
Postar um comentário