quarta-feira, 23 de junho de 2010

DNIT anuncia obras na BR - 163 e Transamazônica

Cerca de 59 pontes de concreto serão construídas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai iniciar, já no segundo semestre deste ano, um verdadeiro mutirão de obras no Pará. Entre as obras projetadas, está a construção de pontes de concreto ao longo de toda a Rodovia BR-163 (Cuiabá/Santarém) dentro do território paraense.

De acordo com o superintendente do DNIT no Pará, Mauro Ernesto Campos Lima, serão ao todo 59 pontes, das quais 57 já contratadas. “Todas as pontes de madeira vão ser substituídas por pontes de concreto”, acrescentou.

O executivo do Ministério dos Transportes revelou também que, no segundo semestre, estarão em obras de pavimentação a BR-163, em toda a sua extensão dentro do Pará, e a maior parte da BR-230, a Rodovia Transamazônica. Mauro Lima disse que, provavelmente no dia 30 deste mês, o DNIT emitirá as ordens de serviço para início dos trabalhos de asfaltamento nos lotes ainda não pavimentados da BR-163.

“Podemos assegurar que teremos no segundo semestre a rodovia inteiramente em obras, que aliás já foram contratadas”, ressaltou.

TRANSAMAZÔNICA:

Já em relação à Transamazônica, ele garantiu que a rodovia estará também em obras de pavimentação a partir de julho em toda a sua extensão no Pará, com exceção apenas do trecho de 440 km que vai de Itaituba a Jacareacanga.

Isso significa que as obras de asfaltamento serão iniciadas em toda a extensão de 1.130 km (de um total de 1.570 km) do trecho que vai da divisa Pará/Tocantins, incluindo a ponte sobre o rio Araguaia, até a vila de Miritituba, em frente a Itaituba.

O superintendente do DNIT anunciou ainda que, provavelmente em agosto, serão iniciadas as obras de pavimentação da rodovia BR-308, que liga Bragança a Viseu, numa extensão de 120 quilômetros. A rodovia, antes pertencente ao Estado, foi federalizada em 2009.

De acordo com Mauro Lima, servidor de carreira do Ministério dos Transportes há quase meio século, a Rodovia Transamazônica tem 1.570 km de extensão dentro do Estado do Pará. Desse total, apenas 205 km estão hoje pavimentados. Já a Cuiabá/Santarém (BR-163) cruza o território paraense, a partir do marco zero na divisa com o Mato Grosso até a cidade de Santarém, exatos 1.063 km, dos quais apenas 145 estão hoje com asfalto.


NoTapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário