Para possibilitar o acesso à internet aos locais mais distantes e com carência de infra-estrutura a Prodepa vai disponibilizar, por meio do programa NAVEGAPARÁ, o serviço em alta velocidade em regiões como Pacajá, Uruará, Rurópolis e Itaituba. Tudo graças à compra de equipamentos DWDM que garantem maior agilidade ao acesso.
Os assessores técnicos do NAVEGAPARÁ e membros da Diretoria de Infra-estrutura Computacional (DIC) da Prodepa participaram de um treinamento em Campinas (São Paulo) para operar os equipamentos.
Toda a infraestrutura do programa é algo muito superior a inúmeros serviços de telefonia móvel e fixa, tanto na qualidade como na agilidade. "Com o equipamento DWDM instalado, o serviço da internet em rede ótica poderá chegar a até 80 GB/s (gigabytes por segundo), disponibilizando uma série de ações e melhorias nos serviços público e essenciais como segurança, saúde e educação", explica João Chamma.
Segundo ele, até o final do primeiro semestre de 2009 o equipamento estará funcionando nas 13 Cidades Digitais, que fazem parte da 1ª fase do NAVEGAPARÁ. São elas: Santa Maria, Pacajá, Altamira, Abaetetuba, Tailândia, Barcarena, Tucuruí, Jacundá, Marabá, Uruará, Rurópolis, Itaituba e Santarém.
Ascom - Prodepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário