Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A festa de Itaituba 152 anos

Itaituba é uma cidade dinâmica em pleno desenvolvimento e caminha para modernidade. Fundada em 1856 e até a década de 1970 com cerca de 5 mil habitantes.
Repentinamente com a abertura das rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá desencadeou o extraordinário processo de expansão de sua área urbana, que superou e muito, as expectativas de seus antigos moradores.
Apesar do enorme crescimento verificado desde a década de 1970, a beleza, a natureza, foram preservadas; com a hospitalidade e o carinho demonstrado pelo povo itaitubense, os migrantes não paravam de chegar. Gente de todas as partes do Brasil.
PoetisaCom a migração de tanta gente querida e disposta a crescer e desenvolver o município, Itaituba cresceu e hoje ocupa novos espaços, sem intimidar-se diante de desafios. Os frutos do trabalho e dos sonhos de muitos homens e mulheres, essa cidade surgiu em meio à vastidão da selva amazônica, sua história é marcada de uma tradição de pioneirismo e coragem. Homens simples e coronéis passaram por aqui. Embora com 152 anos, a cidade parece estar surgindo agora, além de sua imensa beleza natural, as praias da água doce, o rio Tapajós, o parque nacional da Amazônia, a cidade pepita, tem um mais lindo cartão postal do sudoeste paraense; a orla fluvial, seus monumentos históricos, praças, e a menina dos olhos da atual administração, a construção do ginásio de Esporte.
Apresentação do PIAUE para comemorar os 152 anos de Itaituba, a administração municipal convocou os valores e talentos da terra para homenagear a cidade. Cantores, artistas, crônicos, artesões... Estiveram presentes na Avenida Getúlio Vargas para prestar homenagens a nossa cidade querida. Cerca de 20 mil pessoas estiveram na festa de encerramento de aniversário da nossa querida Itaituba.
A cidade possui uma excelente sociedade hospitaleira, uma rede de hotéis e restaurantes de qualidade nacional e internacional nos quais os visitantes poderão desfrutar de pratos saborosos e de boa qualidade. A vida cultural manifesta-se através de intensa produção artística: peças teatrais, shows, danças, e exposições de artes plásticas podem ser apreciadas no espaço cultural. Há muito que se explorar em Itaituba, principalmente no turismo e na indústria.

Lúcio Freire Provinciado Tapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário